quarta-feira, 23 de julho de 2008

Como é Avishai Cohen em performance? Fabuloso!

O álbum As Is... Live at the Blue Note, do baixista Avishai Cohen, lançado pela gravadora Halfnote em 2007, é composto por um CD e um DVD com performances gravadas em 31 de agosto e 1º de setembro de 2006 no Blue Note Jazz Club em Nova York. Isto é jazz de primeira qualidade, que certamente ficará na memória de quem presenciou essas performances fantásticas. Esse se tornou um CD obrigatório para quem gosta ou quer conhecer o melhor do jazz do século XXI.

O CD abre com “Smash”, uma bela e envolvente canção sustentada pelo balanço que Avishai Cohen tira de seu baixo acústico, pelo toque de modernidade do tecladista/pianista Sam Barsh, as batidas certeiras e precisas do baterista Mark Guilliana e pelo toque de hard/post bop do saxofonista soprano Jimmy Greene, que faz aparição como convidado. Imagino alguns puristas do jazz torcendo o nariz nos primeiros acordes desta canção (confesso que o meu nariz virou um pouco para a esquerda!), mas após os primeiros 35 segundos eu estava conquistado e seguindo no ritmo cativante dessa canção. Quando Barsh passa do teclado para o piano, eu estava seguindo no embalo do grupo.

Na canção seguinte, “Elli”, o grupo entra em uma viagem mais intimista com direito a Cohen usar a caixa de seu baixo como percussão e a um agradável pizzicato. “Etude” é uma canção que cresce de algo semelhante a uma sonata para uma celebração de ritmos funk com toque latino com as participações dos convidados especiais Diego Urcola ao trompete e Greene ao sax tenor. Uma performance de perder o fôlego.

Com “Bass Suite #1”, Cohen traz o baixo acústico para o front acompanhado pelo toque refinado de Urcola. O baixista brilha ao “batucar” a caixa do instrumento e tirar pelas notas das cordas ao mesmo tempo.

“Feediop” é um dos melhores momentos do álbum. Apesar do grupo ser verdadeiramente um trio baixo-piano/teclado-bateria, o acréscimo dos instrumentos de sopro trouxe um acréscimo de qualidade muito grande ao conjunto. Nessa canção, Greene soa totalmente integrado ao piano bem marcado de Barsh, bem como à condução que Cohen dá à musicalidade e ao toque refinado de Guilliana, que marca o ritmo com um certeiro comedimento, que nãoespaço a exageros. É simplesmente ótimo ouvir esses músicos juntos.

“Remembering” traz uma beleza rara, que arranca aplausos do público antes mesmo da canção terminar. Méritos para Barsh, que transforma o trabalho em uma tocante obra-de-arte.

A única canção não composta por Cohen nesse álbum é um dos temas mais famosos do jazz: “Caravan” de Duke Ellington/Juan Tizol. Nessa faixa Cohen deixa para trás o seu baixo acústico e toca o elétrico, do qual tira um som galopante funky com muito balanço, enquanto Barsh levanta do banquinho do piano para tocar sua melodica em acompanhamento ao sax soprano de Greene. O resultado é o grupo conseguindo extrair muito swing do trabalho conjunto.

O DVD tem algumas faixas que não estão no CD, mas também omite outros presentes na outra mídia. A primeira canção é “Feediop”, depois “Samuel”, inédita no CD, que Cohen escreveu para o pianista Sam Barsh. Uma ótima oportunidade para presenciar a música refinada do trio e observar a perfeita integração dos músicos no crescendo e nas variações de velocidade da canção.

“One for Mark” é uma daquelas músicas para se deixar levar e apenas seguir o ritmo. Mais um bom momento do show. EmNu Nu” Barsh tem a oportunidade de demonstrar mais uma vez a sua ótima técnica, enquanto Cohen e Guilliana, após o solo de piano, fazem um dueto empolgante. As demais canções que compõe o DVD são “Smash”, “Remembering” e “Caravan”. O DVd apresenta um ótimo trabalho de câmeras com uma filmagem que deixa o espectador na primeira fila do Blue Note Jazz Club de Nova York.

CD
01. Smash [Cohen] 10:30
02. Elli [Cohen] 7:01
03. Etude [Cohen] 10:20
04. Bass Suite #1 [Cohen] 6:04
05. Feediop [Cohen] 7:28
06. Remembering [Cohen] 6:02
07. Caravan [Ellington, Tizol] 14:47

DVD
01. Feediop [live] [Cohen]
02. Samuel [live] [Cohen]
03. One for Mark [live] [Cohen]
04.
Nu Nu [live] [Cohen]
05. Smash [live] [Cohen]
06. Remembering [live] [Cohen]
07. Caravan [live] [Ellington, Tizol]

Comprar o álbum?



Veja um pouco da performance de "Feediop":

Nenhum comentário: