O álbumAs Is... Live at the Blue Note, do baixista Avishai Cohen, lançado pela gravadora Halfnote em 2007, é compostoporum CD e um DVD comperformances gravadas em 31 de agosto e 1º de setembro de 2006 no Blue Note Jazz Club emNova York. Isto é jazz de primeiraqualidade, quecertamente ficará na memória de quem presenciou essas performances fantásticas. Essejá se tornou um CD obrigatórioparaquemgostaouquerconhecer o melhor do jazz do século XXI.
O CD abre com “Smash”, uma bela e envolvente canção sustentada pelobalançoque Avishai Cohen tira de seubaixoacústico, pelotoque de modernidade do tecladista/pianistaSam Barsh, as batidas certeiras e precisas do baterista Mark Guilliana e pelotoque de hard/post bop do saxofonistasoprano Jimmy Greene, que faz apariçãocomoconvidado. Imagino alguns puristas do jazz torcendo o nariznosprimeirosacordes desta canção (confessoque o meunariz virou umpoucopara a esquerda!), masapós os primeiros 35 segundoseujá estava conquistado e seguindo no ritmocativante dessa canção. Quando Barsh passa do tecladopara o piano, eujá estava seguindo no embalo do grupo.
Na cançãoseguinte, “Elli”, o grupo entra em uma viagemmais intimista comdireito a Cohen usar a caixa de seubaixocomopercussão e a umagradávelpizzicato. “Etude” é uma cançãoque cresce de algosemelhante a uma sonatapara uma celebração de ritmosfunkcomtoquelatinocom as participações dos convidadosespeciais Diego Urcola ao trompete e Greene ao saxtenor. Uma performance de perder o fôlego.
Com “Bass Suite #1”, Cohen traz o baixoacústicopara o front acompanhadopelotoque refinado de Urcola. O baixistabrilha ao “batucar” a caixa do instrumento e tirar pelas notas das cordas ao mesmotempo.
“Feediop” é um dos melhoresmomentos do álbum. Apesar do gruposer verdadeiramente umtrio baixo-piano/teclado-bateria, o acréscimo dos instrumentos de sopro trouxe umacréscimo de qualidademuitogrande ao conjunto. Nessa canção, Greene soa totalmente integrado ao pianobem marcado de Barsh, bemcomo à conduçãoque Cohen dá à musicalidade e ao toque refinado de Guilliana, quemarca o ritmocomumcerteirocomedimento, quenão dá espaço a exageros. É simplesmenteótimoouviressesmúsicosjuntos.
“Remembering” traz uma belezarara, que arranca aplausos do públicoantesmesmo da cançãoterminar. Méritospara Barsh, que transforma o trabalhoem uma tocante obra-de-arte.
A únicacançãonãocompostapor Cohen nesse álbum é um dos temasmaisfamosos do jazz: “Caravan” de Duke Ellington/Juan Tizol. Nessa faixa Cohen deixaparatrás o seubaixoacústico e toca o elétrico, do qualtiraumsomgalopante funky commuitobalanço, enquanto Barsh levanta do banquinho do pianoparatocarsua melodica em acompanhamento ao saxsoprano de Greene. O resultado é o grupo conseguindo extrairmuito swing do trabalhoconjunto.
O DVD tem algumas faixasquenão estão no CD, mastambém omite outrospresentes na outramídia. A primeiracanção é “Feediop”, depois “Samuel”, inédita no CD, que Cohen escreveu para o pianistaSam Barsh. Uma ótimaoportunidadeparapresenciar a música refinada do trio e observar a perfeitaintegração dos músicos no crescendo e nas variações de velocidade da canção.
“One for Mark” é uma daquelas músicaspara se deixarlevar e apenasseguir o ritmo. Maisumbommomento do show. Em “NuNu” Barsh tem a oportunidade de demonstrarmais uma vez a suaótimatécnica, enquanto Cohen e Guilliana, após o solo de piano, fazem umduetoempolgante. As demaiscançõesque compõe o DVD são “Smash”, “Remembering” e “Caravan”. O DVd apresenta umótimotrabalho de câmerascom uma filmagem quedeixa o espectador na primeirafila do Blue Note Jazz Club de Nova York.
Natural de Porto Alegre, estou desde 2005 em Florianópolis. Cursei Licenciatura em Letras (Inglês/Português) por quatro anos na UFRGS. Foi nessa época que surgiu o meu interesse por jazz. Posteriormente abandonei o curso para ingressar na faculdade de Psicologia na UFSC. Meu amor pela música é intenso, bem como minha curiosidade pelo novo. Depois de muito ouvir "dinossauros" como Mingus, Coltrane, Miles, Parker, Monk e outros, quis descobrir novos talentos. São algumas dessas descobertas que compartilho neste blog.
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