quarta-feira, 16 de julho de 2008

Todos ao mar com Ingrid Jensen

Lançado em 2006 pela Artist Share, At Sea, é um álbum forte e vigoroso com o melhor do post-bop e alguns mergulhos perigosos que quase alcançam o artificial smooth jazz. A trumpetista canadense Ingrid Jensen vai além de suas inspirações em Miles Davis e conduz seu grupo em composições inéditas e poucos standards.

A canção "At Sea" é construída sobre as linhas ditadas pelo trompete, que são seguidas por uma ambientação quase new age produzida em especial pelo estilo peculiar do baterista Jon Wikan e pelo tecladista Geoff Keezer. "Cymbal Storm" é ao mesmo um complemento da faixa anterior, um breve solo de pratos de Wikan e uma introdução a "Captain Jon", talvez a melhor canção do álbum por demonstrar a harmonia existente entre os membros da banda. Enquanto Wikan e o baixista Matt Closehy ditam o ritmo, Jensen e Keezer, ao piano, conduzem em alternância e depois mutuamente a viagem marítima do capitão Jon. Essas três primeiras canções contam uma aventura de barco no Alasca.

"As Love Does" revela-se uma ótima balada muito bem trabalhada por Keezer e Closehy, na qual cada nota é bem trabalhada para encontrar complemento no estilo "quero ser Miles Davis" de Jensen. "Tea and WaterColors" conta com a participação do guitarrista Lage Lund que se une ao grupo em uma canção com uma melodia mais pop que o habitual para esse CD. A versão de Jensen para "There is No Greater Love" de Jones e Symes é uma deliciosa canção construída em cima dos fraseados elegantes de Jensen. Outro bom momento do álbum é "Everything I Love", composição de Cole Porter, que conta com a participação do percussionista Hugo Alcázar. "Swotterings" é uma boa canção para se acompanhar, mas sem grandes surpresas, o que pelo menos garante um bom momento de apreciação do trabalho desses grandes músicos. A última faixa chama-se "KD Lang", uma homenagem à artista pop canadense, e é repleta de mudanças de andamento, tanto que soa como uma balada no início para depois transformar-se em um fusion discreto e passar por um hard bop acelerado e vigoroso e encerrar na calmaria. Imprevisível como o mar.

Todos os músicos que participaram do álbum:
Ingrid Jensen: trompete, flugelhorn;
Geoffrey Keezer: piano, Fender Rhodes, teclado;
Jon Wikan: bateria, cajón, palmas, percussão;
Matt Clohesy: baixo;
Lage Lund: guitarra (5, 8);
Hugo Alcázar: cajón, batajón, djembe (7).

Faixas de At Sea:
01. At Sea [Jensen] 4:22
02. Storm [Wikan] 0:40
03. Captain Jon [Keezer] 6:45
04. As Love Does [Jensen] 9:29
05. Tea & Watercolors [Keezer] 7:41
06. There Is No Greater Love [Jones, Symes] 5:39
07. Everything I Love [Porter] 9:13
08. Swotterings [Jensen] 10:02
09. KD Lang [Jensen] 12:27

Ouça um pouco de At Sea no próprio site de Ingrid Jensen.

Comprar o álbum?

Nenhum comentário: