sábado, 26 de julho de 2008

Decodificando Rudresh Mahanthappa

Rudresh Mahanthappa é um nome muito importante para o jazz do século XXI. Figura constante na votação dos melhores do ano da revista Downbeat, ficou com o segundo lugar como Estrela do Jazz em Ascensão no sax alto de 2006. A influência da música indiana de seus ancestrais é tema corrente na musicalidade de Mahanthappa. Codebook, lançado em 2006 pela gravadora Pi Recordings, é o álbum mais recente de Rudresh Mahanthappa como líder. De acordo com o site oficial do saxofonista, as composições desse CD são derivações de métodos e conceitos de criptografia e teoria numérica.

Codebook abre com “The Decider”, que logo de cara deixa claro que o que se vai ouvir não é um estilo musical tradicional. Velocidade e ritmos asiáticos são as primeiras abordagens que o sax alto de Rudresh Mahanthappa oferece ao ouvinte, que logo está envolto em Avant-Garde Jazz de tirar o fôlego. A seção rítmica do baterista Dan Weiss e do baixista François Moutin imprimem um andamento veloz que se soma ao sax do líder, enquanto o piano de Vijay Iyer ganha destaque por imprimir consistência ao todo.

“Refresh” é uma bela canção que combina muito bem o sax alto de Mahanthappa com o piano de Iyer. A partir de um tema indiano, a melodia se desenvolve e o resultado é Post-Bop de qualidade que quebra barreiras convencionais e extrapola os limites do gênero nascido na América do Norte.

O balanço de “Enhanced Performance” é conseguido pelo bom entrosamento do baterista Weiss e do baixista Moutin, enquanto Mahanthappa é responsável por imprimir velocidade e energia à canção com sua exuberante atuação no sax. Com a maneira rápida e “pesada” de Iyer ao piano, a canção atinge o clímax.

“Further and in Between” mostra a versatilidade de Mahanthappa ao passar de um tema melodioso para um tema rápido e depois alternar novamente entre os dois. Aos sopros de outros saxofonistas essa canção poderia ser uma balada, mas com Mahanthappa ela é um belo exemplo de jazz de vanguarda, que consegue ser ao mesmo tempo suave e áspera. Tudo está muito bem encaixado nesta canção, pois a seção rítmica é precisa e Iyer mostra por que é um dos principais pianistas do jazz do século XXI.

“Play It Again Sam” é agradável aos ouvidos, pois mostra a virtuosidade de Mahanthappa, que extrai um belo Post-Bop – beirando o Free Jazzcom uma sutileza que chega quase a um quê de romantismo. “Frontburner” é, ao contrário da faixa anterior, seca e toda marcada pela espontaneidade dos músicos que se entregam ao Free.

Em “D (Dee-Dee)” ganham destaque o baixo de Moutin e o piano de Iyer, que fazem as alternâncias de sonoridade e transformam essa em uma canção escorregadia, que leva o ouvinte para um lado e depois o conduz por curvas. A imagem de uma serpente era constante em minha mente ao ouvir essa canção.

“Wait It Through” é um Post-Bop de primeira qualidade com um trabalho conjunto do quarteto muito bom. Cada instrumento é acrescido à canção com precisão e fazem tanto nos solos quanto na totalidade um trabalho primoroso. Ecos de John Coltrane e Eric Dolphy podem ser percebidos à distância, mas Mahanthappa tem sua própria maneira de tocar e compará-lo aos grandes do passado é apenas uma maneira de referenciar, e elogiar por extensão, mas jamais reduzi-lo. Mahanthappa é um dos grandes nomes da atualidade e pode ser o maior em alguns anos.

“My Sweetest” retoma a melodia sax à indiana para se transformar em uma bela balada ao melhor estilo do convencional jazz norte-americano. Será? A seção rítmica, mas principalmente Weiss, está aqui para mostrar que esse quarteto ainda anda sobre as linhas do Post-Bop. Mahanthappa e Iyer formam uma dupla de ouro para o jazz atual e nessa faixa cada um demonstra o porquê dessa afirmação.

Faixa de Codebook:
01. The Decider [Mahanthappa] 7:04
02. Refresh [Mahanthappa] 6:36
03. Enhanced
Performance [Mahanthappa] 6:09
04. Further and in Between [Mahanthappa] 8:14
05. Play It Again
Sam [Mahanthappa] 7:06
06. Frontburner [Mahanthappa] 3:46
07. D (Dee-Dee) [Mahanthappa] 5:54

08. Wait It Through [Mahanthappa] 6:10
09. My Sweetest [Mahanthappa] 6:21

Ouça um pouco do álbum na site oficial de Rudresh Mahanthappa.

Ouça um pouco do álbum na amazonmp3:

Comprar o álbum ou mp3 downloads?


Nenhum comentário: