domingo, 21 de setembro de 2008

Wycliffe Gordon quer saber: com o que você está lidando?

O trombonista Wycliffe Gordon tornou-se conhecido no universo do jazz ao ingressar no septeto de Wynton Marsalis e posteriormente no Lincoln Center Jazz Orchestra sob regência do mesmo. Sua carreira como líder deu início na metade da década de 1990, quando ao trazer o trombone – um instrumento comum no jazz do início do século XX, mas que foi perdendo lugar nos pequenos grupos – para a linha de frente da instrumentação jazzística, Gordon foi ganhando mais destaque como intérprete e compositor. Em 2001, através da gravadora Criss Cross, foi lançado o álbum What You Dealin’ With, que reúne standards e composições originais em um programa que junta swing, blues, bebop e hard bop com muita naturalidade.

O álbum inicia com a canção “In a Mellow Tone”, composição de Ellington e Gabler, o que já confere a garantia de swing logo de saída. Destaque para o dueto de trombone e sax tenor proporcionado por Wycliffe Gordon e Herb Harris, que dialogam o mote central da canção. O baixista Zach Pride e o baterista Rodney Green limitam-se ao papel de coadjuvantes sustentando o ritmo para a linha de frente, caracterizada pelos instrumentos de sopro, crescer em solos e duetos cheios de balanço.

O trombone com surdina de Gordon abre “I Remember Al” com uma melodia introspectiva soando como um lamento, que se transforma num blues lento. Pride e Green dão a sustentação para o trombone “chorar”, enquanto sax e trompete aparecem apenas para reforçar o que expressa o líder Gordon com seu instrumento. Uma ótima faixa que reserva diferentes impressões a cada nova ouvida.

“Blue 'n' Boogie” é vibrante tanto pelo ritmo acelerado quanto pela excelente linha de sopros que faz um grande trabalho junto. O trompete de Ryan Kisor é o primeiro a se liberar para solar e é logo acompanhado pelo sax tenor de Harris, que é sucedido pelo trombone de Gordon e por fim o sax soprano de Victor Goines. O final de solo brusco do soprano dá a oportunidade de Green descer as baquetas nos bumbos e pratos até que todos os músicos retomam o tema inicial da canção. É o bebop soando vivo no século XXI.

O scat singin’ de Gordon é a marca de “Cotton Tail”.Enquanto o baixo de Pride e a bateria de Green estabelecem um ritmo lento para a canção, Gordon se liberta na improvisação vocal, encontrando na parceria com o sax soprano de Goines um complementação para a sua criatividade.

O belo diálogo entre a linha de sopros e o baixo é a marca de “Stevie”, composição de Duke Ellington cheia de balanço que consegue combinar muito bem todos os elementos do sexteto. O diálogo inicia torna-se uma conferência muito interessante, da qual participam o sax tenor, o trombone e o trompete dando continuidade ao swing inicial, que incendeia quando Gordon faz a ponte que liga a composição de Ellington com “Mr. PC”, de John Coltrane. O que se ouve é Green e Pride trabalhando intensamente para conduzir o ritmo com dinamismo, enquanto os sopros levam a melodia com liberdade para solar, primeiro com o trompete de Kisor, depois com o sax tenor Harris e o trombone de Gordon. O encontro de todos para tocar o mesmo tema encerra um dos pontos altos do álbum.

“Pretty Little Girl” retoma o clima mais intimista nesta composição de Gordon. Sax tenor e trombone fazem o dueto que conduz a prazerosa melodia. A beleza da canção está no equilíbrio de forças entre os instrumentos, que são muito bem sustentados pelo destacado Pride no baixo.

A versão de “Mood Indigo” de Gordon começa com um solo de trombone, que introduz a estruturação de blues à canção que é seguida à risca pelo baixo de Pride, que é quem conduz o ritmo para que os instrumentos de sopro possam expressar os seus lamentos. Percebe-se que os músicos conseguiram capturar o espírito da canção nessa gravação e traduziram em notas toda a melancolia desse velho blues.

“Cherokee”, outro standard jazzístico presente no álbum, ganha destaque por sua interpretação vigorosa pela seção rítmica e pela execução enérgica da linha de frente de sopros. Os duetos de trombone e trompete, de sax tenor e sax soprano, e o final com a integração dos quatro sopros são os pontos altos desta gravação.

“Bone Abstractions” começa como um blues puxado pelo trombone de Gordon. Depois desse início era de se esperar que os demais instrumentos entrassem na canção, mas a surpresa está no fato de a melodia se estender como uma improvisação solo. Nessa faixa, o líder do grupo demonstra suas habilidades e mostra como swingar desacompanhado.

Com “What You Dealin’ With”, canção que dá nome ao CD, o álbum encerra com uma questão de Gordon em forma de jazz e hip-hop. Com o que você está lidando? Com um balanço contagiante, com uma linha de sopros que consegue dialogar com a batida repetitiva do hip-hop e com as levadas e quebradas do jazz. Fazendo as vezes de vocalista e trombonista nesta faixa, Gordon conseguiu construir um tema central com cara de big band para o seu quarteto de sopros, que parece se multiplicar. Nesta fusão de jazz com hip-hop, em que muitos bons compositores erraram a mão, Gordon conseguiu acertar no alvo certo.

Os fãs de jazz que se sentiam órfãos de um bom trombonista têm em Wycliffe Gordon um bom nome a seguir. Unindo composições próprias com canções consagradas, Gordon consegue fazer a ligação entre o passado e o presente do jazz.

Todos os músicos que participaram do álbum:
Wycliffe Gordon: trombone, vocal
Ryan Kisor: trompete
Victor Goines: saxofone tenor, saxofone soprano
Herb Harris: saxofone tenor
Zach Pride: baixo
Rodney Green: bateria

Faixas de What You Dealin’ With:
01. In a Mellow Tone [Ellington, Gabler] 6:46
02. I Remember Al [Gordon] 4:18
03. Blue 'n' Boogie [Gillespie, Paparelli] 5:14
04. Cotton Tail [Ellington] 4:47
05. Stevie/Mr. P.C. [Ellington/Coltrane] 7:36
06. Pretty Little Girl [Gordon] 8:28
07. Mood Indigo [Bigard, Ellington, Mills] 7:49
08. Cherokee [Noble] 6:28
09. Bone Abstractions [Gordon] 4:01
10. What You Dealin' With [Gordon] 6:40

Ouça um pouco do álbum no site da Last.fm.

Comprar o álbum?

Nenhum comentário: