domingo, 7 de setembro de 2008

Bojan Z apresenta a sua Xenophonia

O pianista e agora xenofonista franco-sérvio Bojan Z, também conhecido como Bojan Zulfikarpašić, lançou em 2006 o álbum Xenophonia pela gravadora Label Bleu, que se aproxima muito de ser uma obra-prima, se é que efetivamente não é. Deixemos o tempo decidir. Esse CD marca a estréia de mais um instrumento ao jazz: o xenofone, uma invenção do próprio Bojan Z que modificou um Fender Rhodes e conseguiu extrair dele um som diferente do que se imagina para um instrumento de teclas. Mais detalhes na resenha abaixo. Não deixe de ouvir esse álbum e surpreenda-se com um trio (às vezes quarteto) espetacular.

Bojan Z se apresenta em São Paulo, no SESC Pinheiros (Teatro Paulo Autran), no próximo dia 12 de setembro às 21 horas. Maiores informações no site do SESC.

O som extraído dos bumbos pelo baterista Ben Perowsky em “Ulaz”, a melodia esparsa do kaval (um tipo de flauta usada por pastores sérvios) de Krassen Lutzkanov e o dedilhado mínimo do baixista Remi Vignolo criam uma atmosfera folk à canção, que serve de contraponto ao piano cheio de lacunas de Bojan Z em uma canção com cara de total experiência musical. Cada músico parece seguir um caminho diferente até a demarcação de um ponto de reencontro. A melodia densa se deve à execução lenta e ao som grave e destacado do baixo que será confrontado com o som estridente do xenofone ao final da canção. Aguarde, pois essa é apenas a primeira amostra da invenção de Bojan Z.


“Zeven” é uma canção com uma melodia muito bonita e bem executada por Bojan Z ao piano, enquanto o baterista Ari Hoenig e o preciso baixista Vignolo levam a seção rítmica com muito vigor. O encaixe do trio é perfeito. Ao ouvir essa canção fica evidente que todos os instrumentos são destacados em um hard bop de muita qualidade.

O que se houve logo no início de “Wheels” é o referido xenofone, uma invenção de Bojan Z, que modificou um Fender Rhodes e o fez soar como uma guitarra com bastante distorção. A base rítmica de blues de Hoenig e Vignolo entra muito bem na canção e dá uma sustentação sólida ao xenofone em um fusion incapaz de deixá-lo indiferente. Mesmo quando troca o xenofone pelo Rhodes, a canção mantém sua base pesada e sua linha experimental. Com certeza essa é uma grande canção que o fará amar o lado inventivo e ousado de Bojan Z ou fará odiá-lo por não seguir a estrutura jazzística tradicional. Coloquem seus ouvidos nessa prova.


“Biggus D” mostra o lado versátil de Bojan Z alternando piano e Rhodes e por vezes tocando ambos ao mesmo tempo. A canção é marcada por uma melodia que se desenvolve, mas de repente é quebrada e o que se tem é um hard bop que chega ao free jazz e decide voltar em uma retomada à melodia central.

A composição de David Bowie, “Ashes to Ashes”, tem em sua base pop um tema bem simples que nãoliberdade a Hoenig para improvisar, mas ao menos consegue fazer com que Bojan Z consiga executar bons solos ao piano e xenofone.


“Pendant Ce Temps, Chez le Général...” é um free jazz queoportunidade a todos os músicos, cada um a seu tempo, desenvolver um tema, enquanto os demais dão a sustentação rítmica e melódica para as improvisações. O que se tem nesta canção é uma colagem de sons que não encontra uma trilha a seguir, porém mesmo em caminhos diferentes, as notas acabam se encontrando. Experimentação musical total.

“Xenox Bluesusa o recurso de voz sampleada de Alan Lomax, originalmente gravada paraNegro Prison Blues & Songs”, além do xenofone, que soa bastante diferente do som de guitarra tradicional do blues, mas que combinado ao baixo de Vignolo e à bateria de Perowsky dá um toque diferente ao estilo, apesar de a melodia não soar diferente do que se espera de um blues.


As belas notas de piano que iniciam “The Mohican and the Great Spirit”, composição de Horace Silver para o álbum Silver ‘n Percussion de 1977, dão ao ouvinte a certeza de uma melodia muito bonita. Os acréscimos de Vignolo e Hoenig trazem mais qualidade à canção, enquanto Bojan Z oferece muita sutileza em um tema de grande qualidade. A suavidade que o pianista consegue colocar na melodia demonstra não apenas o seu talento e a sua habilidade, mas a sensibilidade necessária para transformar notas musicais em arte. Silver deve ter ficado orgulhoso deste trabalho.

“CD-Rom” é caótica! O kaval de Lutzkanov, o baixo de Vignolo, a bateria de Perowsky e o piano de Bojan Z têm pressa. Ritmo e melodia rápidos dão o sentido exato do que o compositor quis dizer com o título dessa faixa, na qual a velocidade é constante como é a tecnologia. Não sei se “CD-Rom” foi gravada a 512mbps, 1Gbps ou 2 Gbps, mas todos os instrumentos se encaixam perfeitamente e o resultado é um hard bop ousado de tirar o fôlego.


O álbum encerra com “Izlas”, uma canção que contrapõe Hoenig e Bojan Z, pois a bateria adota um caminho, enquanto o piano segue outra direção. Para segurar os dois, está Vignolo fazendo o papel de contra-peso nessa balança.

O álbum Xenophonia é empolgante e impressiona pela simbiose que Bojan Z, Vignolo e ora Hoenig, ora Perowsky conseguem criar. Vencedor do prêmio “Les Victoires du Jazz 2007” como melhor CD francês do ano, essa obra tem um valor musical muito grande. Como compositor e instrumentista, Bojan Z se mostra como um artista de grande talento, ousadia e importância para o jazz do século XXI. Esse CD é muito bom, não deixem de ouvi-lo.


Todos os músicos que participaram do álbum:

Bojan Z: piano, Fender Rhodes, xenofone

Remi Vignolo: baixo acústico

Ari Hoenig: bateria (2, 3, 4, 8, 10)

Ben Perowsky: bateria (1, 5, 6, 7, 9)

Krassen Lutzkanov: kaval (1, 9)


Faixas de Xenophonia:

01. Ulaz [Bojan Z] 7:21

02. Zeven [Bojan Z] 5:55

03. Wheels [Bojan Z, R.M.Tocak] 9:06

04. Biggus D [Bojan Z] 7:20

05. Ashes to Ashes [David Bowie] 4:50

06. Pendant Ce Temps, Chez le Général... [Bojan Z, Remi Vignolo, Ben Perowsky] 4:25

07. Xenox Blues [Bojan Z] 7:13

08. The Mohican and the Great Spirit [Horace Silver] 6:21

09. CD-Rom [Bojan Z] 5:01

10. Izlas [Bojan Z, Ari Hoenig] 2:35


Ouça algumas faixas deste e de outros álbuns no My Space.

Ouça um pouco do álbum na amazonmp3:


Comprar o álbum ou mp3 downloads?


Veja o vídeo de Bojan Z tocando “Ashes to Ashes”:


Nenhum comentário: